quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Promotora recomenda anulação total do concurso da Saneago

600x350saneago-materia.jpg (600×350)
Em reunião realizada hoje (5/8) à tarde na sede do Ministério Público de Goiás, a promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira recomendou ao presidente da Saneago, José Gomes da Rocha, que determine a anulação de todas as provas do concurso público do órgão, regido pelo Edital nº 1, de 26 de abril de 2013. Segundo sustentado pela promotora, muitas foram as irregularidades apuradas pelo MP-GO em relação à condução do certame. Conforme apontou, o concurso público já foi maculado pela sexta retificação do edital, publicada às 22h30 do dia 29 de junho, dia anterior à aplicação da prova.
De acordo com a promotora, o horário em que foi feita esta retificação, tendo em vista que a aplicação da prova teria início às 8 horas do dia 30 de junho, impossibilitou os candidatos de terem conhecimento das alterações definidas. “Somente esta irregularidade já é motivo para anulação de todo o certame, pois os candidatos devem ter plena ciência de todas as alterações do edital, em tempo hábil”, afirmou. No entanto, a promotora destaca que este foi apenas um dos motivos para recomendar a anulação das provas.
Ela cita que inúmeras representações foram feitas à promotoria relatando irregularidades. Entre elas estavam o fato de candidatos terem saído da sala de provas com o caderno de questões apenas 20 minutos após o início do certame e a não remoção do canhoto da prova com o nome do candidato. Além disso, foi apontado que candidatos estavam com celular durante toda a realização da prova, que não foram coletadas digitais em algumas salas e que os candidatos que iam ao banheiro sequer passavam pelo detector de metais.
Diante desta exposição de motivos, o presidente da Saneago e diretores presentes à reunião manifestaram que acolherão plenamente a recomendação, que deverá ser enviada até amanhã ao órgão. No documento também constará a sugestão para que seja rescindido o contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (Ibeg), devendo a empresa contratada ter plena capacidade para a realização do concurso público. A promotora salientou, contudo, que o prazo para a realização de nova licitação para a escolha de empresa organizadora do concurso é de discricionariedade da Saneago.
Mais de 95 mil candidatos fizeram as provas do certame, que ofereceu vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Destes, houve problemas na impressão do cartão resposta de cerca de 40 mil candidatos que concorriam a cargos de nível fundamental e de todos os cargos de nível médio, envolvendo mais de 25 mil candidatos. Inicialmente, o MP-GO recomendou a anulação apenas das provas para os cargos em que houve o problema de impressão. Agora, após a apuração das irregularidades, a promotora reforça a impossibilidade de prosseguimento do certame. 
(Texto: Cristina Rosa - fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)